Diretor da Paranaprevidência é exonerado por contrariar Cida

Informa Euclides Lucas Garcia, da Gazeta do Povo, que no apagar das luzes do seu governo, Cida Borghetti (PP) pode desfalcar o caixa da Paraprevidência que será herdado por Ratinho Junior (PSD).

Ao longo das últimas semanas, ela vem tentando que o órgão resgate antecipadamente em torno de R$ 1 bilhão hoje aplicado em títulos de renda fixa, para terceirizar a aplicação desses recursos a uma corretora privada. Contrário à medida, o diretor jurídico e servidor de carreira do estado, Mauro Ribeiro Borges, foi exonerado do cargo nesta terça-feira (9). Saiba o que dizem o governo do estado e a Paranaprevidência sobre o caso.
Responsável por administrar e pagar 119 mil aposentadorias a ex-servidores estaduais e pensões a dependentes deles – conforme dados de maio deste ano –, a Paranaprevidência tem hoje um patrimônio em torno de R$ 7 bilhões. Para garantir a solidez do caixa e, consequentemente, o pagamento dos benefícios no médio e longo prazo, o montante está aplicado basicamente no mercado financeiro.
A maior parte dos investimentos é feita em renda fixa, em títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional. Trata-se de aplicações conservadoras e seguras, na medida em que há “grande previsibilidade de retorno, liquidez diária, baixo custo, baixíssimo risco de crédito e a solidez de uma instituição enorme por trás”, conforme explica o site da empresa de consultoria Vérios.
Via de regra, quem aplica em renda fixa aguarda o vencimento do título justamente para ter a rentabilidade projetada inicialmente, sem riscos. Há, no entanto, a possibilidade de venda antecipada dos papéis. Nesse caso, o investidor terá de arcar com a perda no valor dos títulos, já que a negociação passa a depender do momento do mercado financeiro. Leia mais.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.

2 pitacos em “Diretor da Paranaprevidência é exonerado por contrariar Cida

  1. Pra resumir, O Reicardo quer pegar o dinheiro dos aposentados do Estado,……isso é caso de polícia,……essa família deveria ser presa……todos……

  2. eles ainda não entenderam que o Brasil está mudando .Não acredito que isso esteja acontecendo.não são tão inocentes.

Deixe seu pitaco