Consultoria Macroplan volta a destacar performance de Maringá

Maringá se tornou referência para municípios semelhantes no Brasil, mostra novo estudo da consultoria Macroplan que agrupa cidades em oito grupos. Maringá foi a grande vencedora após a avaliação dos serviços essenciais prestados nas 100 maiores cidades brasileiras, aquelas com mais de 273 mil habitantes.

Informa Ana Paula Machado em texto publicado no site da revista Exame que os 15 indicadores vêm de quatro áreas – saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade – e geram um indicador sintético: o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal – cuja variação é de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.
Por final, a consultoria agrupou as cidades em oito subgrupos (clusters) que extrapolam limitações geográficas e guardam características comuns, como a disponibilidade de receita per capita, densidade populacional e desigualdade de renda.
“Esse recorte é importante porque aproxima as cidades e faz com que iniciativas de algumas administrações sejam referência para municípios do mesmo porte”, disse Glaucio Neves, diretor da Macroplan e coordenador do estudo.
Para ele, as análises por cluster permitem às cidades se espelhar nos melhores exemplos. Além disso, as comparações entre os diferentes municípios ficam mais equilibradas.
“É uma forma de ganhar tempo e poupar recursos. Não precisa começar do zero. Além disso, o gestor público tem como observar quem é o seu benchmark”, ressaltou.
O ranking mostra que Maringá se destaca em inovação do Brasil. No ano passado, a prefeitura da cidade lançou um edital para atrair novas startups ao município.
A cidade quer firmar parceria com essas empresas para o desenvolvimento de soluções para as áreas do meio ambiente, assistência social, segurança pública, educação, inovação e desenvolvimento econômico.
Segundo a prefeitura, na área da Educação, o desafio é apresentar soluções para agilizar o atendimento, criar um sistema de atendimento não presencial, enviar informações e orientações aos cidadãos via eletrônica e esclarecer dúvidas.