Ícone do site Angelo Rigon

Maringaense vai assumir diretoria na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Depois de Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, mais um maringaense integrará o governo federal.

O pesquisador e ativista social Mario Igor Shimura (foto), conhecido como Igor Cigano, vai assessorar a curitibana Sandra Terena, confirmada hoje nova secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo Jair Bolsonaro. Jornalista formada em 1993, Terena é a primeira indígena a ocupar o cargo. Igor assumirá uma diretoria na secretaria.
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, com a dissertação “Ser cigano: identidade étnica em um acampamento Calon itinerante”, Igor tem pós-graduação em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com trabalho de conclusão de curso intitulado “Duvelismo: identidade e pluralidade religiosa cigana”. Ele também tem especialização em Missão Urbana pela Faculdade Teológica Sul Americana, onde também graduou-se em Teologia. Auxiliar em Contabilidade pelo Colégio Estadual Segismundo Falarz e auxiliar em Enfermagem pelo Centro de Educação Profissional Evangélico, Igor é pastor da Missão Amigos dos Ciganos e ativista social pela Associação Social de Apoio Integral aos Ciganos (Asaic). No Brasil, há mais ciganos que indígenas.
O nome de Terena (foto abaixo) vinha sendo comentado há vários dias, mas só foi confirmado hoje. O Diário Oficial da União deve trazer amanhã a nomeação de Terena, evangélica, membro da Igreja ICP, de Curitiba, e de seus auxiliares. A secretaria é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela pastora Damares Alves.

Sair da versão mobile