Questão de jurisdição

Moradores e principalmente funcionários do Eco Valley, bairro de Sarandi, enfrentam dificuldades em relação ao transporte coletivo.

A Prefeitura de Sarandi, que deveria ser a responsável, joga a demanda para a Prefeitura de Maringá, alegando que a concessionária pertence ao mesmo grupo da de Maringá. Além da ilegalidade (afinal, o bairro é do município vizinho e a concessionária de um não pode atender o outro município), o custo sobraria para o contribuinte maringaense, já que a linha é deficitária em relação ao número de passageiros transportados.
Para um especialista consultado pelo blog, pela legislação o Eco Valley deveria ser atendido pela concessionária de Sarandi, ou até mesmo por uma linha metropolitana, o que é de competência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “A formulação de convênio não encontra amparo jurídico, colocando as empresas e os municípios em situação irregular, o que pode gerar penalidades, já que existiu uma licitação que previu a abrangência dos serviços”, considerou.
Antigamente até o Vale Azul, que fica em Sarandi, era atendido por linha urbana de Maringá, e hoje a linha 415 tem três horários naquela região. A demanda só poderá mesmo ser resolvida junto ao DER, mas para tanto a prefeitura de Sarandi é que deve se manisfestar pois o loteamento e a população são daquele município.

Advertisement
Advertisement