Dinheiro vivo, uma espécie?

Há algumas expressões comuns, que se analisadas a fundo, parecem sem sentido. Um exemplo é dinheiro vivo. Existe dinheiro morto? Dinheiro em espécie? Que espécie de dinheiro?

Por falar em dinheiro vivo, ultimamente é comum que delatores digam que entregaram dinheiro vivo, a este ou aquele político ou representante. Mas provar é muito difícil e fica a palavra de um contra a do outro. Então vai uma sugestão: Você que costuma entregar dinheiro em papel moeda (vivo ou em espécie), a título de propina, grave, faça um vídeo do dinheiro, narre os passos até o local da entrega e tente gravar a conversa. Se for no seu escritório, filme, coloque câmaras.
Mas, por favor, não guarde por muito tempo em pen drive, como teria feito com certos assuntos, um certo deputado. Entregue às autoridades competentes.
Pessoalmente defendo o fim do ‘dinheiro vivo’. Proponho que todas as transações sejam feitas por cartão (moeda digital). Penso que diminuiria espaço para atuação de ladrões, sejam os que explodem caixas eletrônicos, os estouram cofres públicos e mesmo o que ‘batem carteira’ e trombadinhas.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement