More homenageado

Dando sequência a homenagem anual a artistas que contribuíram com a arte da cidade, a Secretaria de Cultura de Maringá realiza entre os dias 6 e 12 a “Semana More”. Composta por uma mostra de cinema com exposições de cartazes, exibição de filmes e debates, o evento é um reconhecimento a Morimassa Miyazato, organizador em 1979 da 1ª Mostra de Cinema de Maringá.

Filho de emigrantes japoneses, nascido em Cravinho, no interior de São Paulo, “More”, como o homenageado prefere ser chamado, desenvolve trabalhos na área do audiovisual desde o início da década de 1970. Gerenciou de forma inovadora dois cinemas em Dracena (SP) e, na mesma década, veio para Maringá. Aqui, por um bom período, manteve uma coluna relacionada ao tema cinema em O Diário do Norte do Paraná.
A partir de então, reforçou um dos seus principais atributos de colecionador, aumentando seu acervo composto por milhares de trilhas sonoras, folhetos, cartazes, filmes, fotos e, principalmente, centenas de autógrafos de personalidades do universo cinematográfico nacional e internacional. Dentre suas muitas atuações, destaca-se uma década de trabalho no Museu de Artes Contemporâneas (Rio de Janeiro), onde desenvolveu atividades de preservação e valorização do cinema nacional. Leia mais.

Advertisement
Advertisement