Suicídio e condutas autodestrutivas

O médico psiquiatra e psicanalista Roosevelt Moisés Smeke Cassorla (foto), professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, estará em Maringá no dia 12 para proferir palestra sobre suicídio e condutas autodestrutivas.

Cassorla recebeu em 2017 o prêmio Sigourney Award, o maior reconhecimento internacional que um psicanalista pode ter, em Buenos Aires (Argentina). Ele é analista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e autor de vários livros sobre o tema, além de membro do corpo editorial do International Journal of Psychoanalysis e da Revista de Psicanálise da Asociación Psicanalitica Argentina. De acordo com a comissão organizadora, o suicídio e a autodestruição nos desafiam a pensar os significados da vida e da morte. “Quais os fatores que fazem com que a vida não mais valha a pena ser vivida? Serão apresentadas reflexões sobre o tema, levando em conta fatores inconscientes em conexão com aspectos sociais e culturais”.
A palestra acontecerá a partir das 19h da sexta-feira, 12, no Auditório Dona Guilhermina (avenida Tiradentes, 710).

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.