Nishimori apresenta nova legislação para pesticidas na Expoingá

Aconteceu na quinta-feira, na Expoingá, a reunião externa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. A iniciativa foi do deputado federal Luiz Nishimori (PR), vice-presidente da região sul da Frente Parlamentar da Agropecuária.

No encontro, que reuniu prefeitos da região, representantes de cooperativas, sindicatos e associações de produtores rurais, o parlamentar apresentou as propostas feitas ao PL 6.299/02, que estabelece novas regras para a liberação e análise de pesticidas no Brasil.
Nishimori explicou que há muitos mitos e fake news a respeito do tema. “Os pesticidas realizam o combate de pragas na agricultura, garantindo a saúde das plantas e a qualidade dos alimentos. São fundamentais para o cultivo em um clima tropical como o nosso. Precisamos deles da mesma forma que precisamos de remédios”, defendeu.
Para ele, que foi o relator do projeto na Comissão Especial de Defensivos Agrícolas na Câmara, as mudanças na legislação são mais do que necessárias porque as normas atuais têm quase 30 anos. “Nesse tempo, o campo e o Brasil passaram por muitas transformações e a legislação não acompanhou isso. Queremos facilitar o registro de novos produtos, mais seguros para a sociedade e mais tecnológicos também”.
Representantes de associações da região destacaram a necessidade de se combater as notícias falsas, que trazem desinformação para a sociedade. “Esse projeto vai garantir mais produtividade, menos inflação, comida acessível e segurança alimentar. A população precisa ter conhecimento disso”, afirmou Nishimori. (Agência FPA)

Advertisement
Advertisement