Morre o ‘Guardião do Pirapó’

Será sepultado às 11h o corpo do apucaranense Hiroshi Fukumoto, que ficou conhecido como o guardião da nascente do rio Pirapó. Há pouco mais de um ano ele recebeu homenagem da Câmara de Maringá, como parte da Semana de Defesa do Meio Ambiente Annibal Bianchini da Rocha.

Fukumoto, que tinha 88 anos e era conhecido como Luiz, está sendo velado na Capela Mortuária Central de Apucarana e será sepultado no Cemitério Cristo Rei.
Havia mais de 70 anos ele cuidava de uma nascente do rio Pirapó, que abastece Apucarana e Maringá. A família chegou na cidade na década de 1940 e a primeira casa foi construída em cima da nascente. Quando começaram a cuidar da nascente eles não sabiam que aquele filete de água é o início de um rio tão importante para Apucarana e Maringá. Depois que se aposentou ele passou a cuidar da nascente todos os dias. “Precisa manter limpo, sem mato, sem lixo. Faço isso todo dia, eu gosto e ocupa meu tempo também”, disse à época.
Abaixo, vídeo produzido há um ano pela Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara de Maringá:

(Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.