Vantagens…

…da coincidência de mandatos. Lendo esta postagem, manifesto minha opinião favorável e aponto vantagens na coincidência de mandatos, com uma só eleição a cada quatro anos. Além da economia de recursos, tanto pelo TSE, como para campanhas, evitar-se-ia, que eleitos para um cargo o abandonasse em meio de mandato para ir para outro.

Tenho algumas sugestões para aprimorar o processo e não deixar os políticos apaixonados em trabalhar para o povo, na mão. A primeira seria a possibilidade de candidatar-se ao dois cargos na mesma eleição. Um prefeito candidato à reeleição, ou não, poderia também ser candidato a vereador, também. Um governador, além do cargo, poderia pleitear ser deputado estadual. O candidato a presidente poderia concorrer ao Senado e a Deputado Federal. Seria, digamos jogar duplo.Senador a deputado federal.
Além de tudo, reduziria em dois terços a cadeiras de vereadores, deputados e senadores, ficando, por exemplo: No Paraná 18 deputados estaduais. Na Câmara Federal 171 deputados e no Senado 27 cadeiras. Câmaras municipais de cidades até 50.000 habitantes 3 vereadores, com remuneração de 1 salário mínimo. De 50.000 a 300.000 5 cadeiras. De 300.000 a 600.00, como Maringá, 9 cadeiras. E assim por diante.
Redução drástica no número de assessores. Fim dos escritórios regionais (assessor de deputado e senador, só nas capitais e em Brasília). Trabalho obrigatório de segunda a sexta. Passagem para cidade de origem só uma por mês e na noite de sexta de vinda e noite de domingo de volta. Uma reeleição, e proibição de parentes e assessores concorrerem na eleição seguinte.
Sonho, continuo sonhando que um dia coisas assim serão realidade. Mas sei que vai demorar um pouco. Quem sabe na próxima encarnação de todos nós já estejam em vigor.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement