Novo viaduto de Paranaguá agiliza movimentação de cargas para o porto

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou hoje o viaduto Nelson Buffara, na entrada de Paranaguá, onde a BR-277 se divide entre as avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha. A obra é considerada fundamental para melhorar o trânsito pesado da região e agilizar a movimentação de cargas em direção ao Porto de Paranaguá.

O investimento da empresa pública Portos do Paraná foi de R$ 12,7 milhões. O viaduto fica onde antes existia uma rotatória que gerava engarrafamentos de até cinco quilômetros. “É um investimento extremamente importante para a logística do porto e da cidade de Paranaguá”, afirmou o governador. “Paranaguá é o local onde se movimenta a produção e os negócios gerados no Paraná. Se a cidade não vai bem, atrapalha o agronegócio e a indústria. De outro lado, se funciona, alavanca toda a produção do Estado”, disse Ratinho Junior.
Ao facilitar o trânsito, a obra também contribui com a expectativa de crescimento da movimentação de cargas no porto – já são mais de 50 milhões de toneladas por ano e a previsão é ultrapassar as 80 milhões no médio prazo.
A estrutura, ressaltou o governador, faz parte do planejamento de médio e longo prazos para o Litoral. “Ficamos algumas décadas sem planejamento no Litoral. Agora, os Portos do Paraná olham para o mar e para a terra.”
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o viaduto é a primeira de inúmeras obras importantes que estão com projetos executivos sendo elaborados. “Será um novo ciclo de investimentos em infraestrutura no Litoral do Paraná”, completou. Leia mais.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Pioneiro em blog político, foi repórter e apresentador de programas de rádio e televisão, além de ter editado jornais e revistas. É comentarista da Jovem Pan Maringá.