Ato no Dia do Professor

A APP-Sindicato fará amanhã, a partir das 9h, um ato estadual no Centro Cívico, em Curitiba, contra a retirada da licença especial.

No dia em que nacionalmente a sociedade homenageia aos professores pelo seu trabalho e dedicação, o governo do Estado do Paraná poderá aprovar na Assembleia Legislativa a retirada de um direito histórico da categoria, diz nota da entidade.
No período da tarde, o projeto que oficializa mais este corte na educação entrará para análise na Comissão de Constituição e Justiça e deve ser votado no Plenário logo na sequência. “Viemos de um período, nestes últimos três anos, de ataques severos e de retiradas de direitos. A nossa categoria trabalha sob condições estafantes e agora mais esta ameaça”, alerta o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão. A proposta pretende retirar dos servidores o direito ao afastamento de três meses que pode ser feito a cada cinco anos trabalhados. “A origem da lei que assegura às licenças remete a uma compensação ao segmento. Os servidores concursados não têm direito ao FGTS, por exemplo. A licença especial é uma forma de igualar os direitos dos concursados com os trabalhadores da iniciativa privada”, explica o secretário de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernando Rodrigues.

Advertisement
Advertisement