Novo edital para projetos culturais prevê mais recursos ao interior

A Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa do Paraná, vai reunir amanhã autoridades estaduais, municipais e classe artística no Centro de Ação Cultural (CAC), em Maringá, para um bate-papo sobre as recentes medidas do governo estadual que visam descentralizar as ações, atividades e políticas públicas voltadas para a cultura. O evento inicia às 9 horas, com recepção a partir das 8h30.

Dentre os temas a serem abordados, estarão a interiorização das ações e recursos públicos; o novo edital do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice); a regulamentação do Fundo e do Sistema Estadual de Cultura; e a atuação do Conselho Estadual de Cultura. Já os gestores municipais deverão tratar dos desafios para a implantação dos Sistemas, dos Fundos e dos Conselhos Municipais de Cultura, seguindo a orientação do Plano Nacional de Cultura.
“A intenção do governo é destinar pelo menos 50% dos R$ 33 milhões previstos para o biênio 2020-2021 aos projetos do interior, aumentando a possibilidade de a produção cultural e artística desses municípios ser financiada por este programa de renúncia fiscal”, afirmou o presidente da Comissão de Cultura, deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD/foto). As inscrições ao Profice foram abertas na segunda-feira desta semana e se encerrarão às 17h50n do dia 28 de novembro.
Segundo o parlamentar, o secretário de Comunicação Social e de Cultura, Hudson José, tem cumprido com o seu plano de descentralização que foi anunciado logo nos primeiros meses deste governo. “Acredito que este seja o caminho para que a produção cultural e artística mantida ou financiada com recursos públicos chegue a todo o Paraná”, avaliou Delegado Recalcatti.
secretário Hudson José estará representado pela assessora técnica da superintendência da Cultura, Elietti de Souza Vilela, que irá apresentar os planos e projetos do governo estadual. Os municípios serão representados pelos coordenadores do Grupo de Gestores dos 7 Grandes Municípios, Miguel Fernando Peres Silva, e do Fórum de Gestores Municipais de Cultura da RMC, Fernando Cordeiro. Eles são secretários municipais de Cultura de Maringá e Quitandinha, respectivamente.
“O importante é que esses assuntos sejam amplamente discutidos e difundidos para que produtores, artistas e gestores possam aumentar as suas chances de acesso aos recursos e investimentos públicos”, disse Delegado Recalcatti. Segundo ele, a participação na reunião da Comissão de Cultura é aberta a todos os interessados.

(Foto: Orlando Kissner/Alep)
Advertisement
Advertisement