Publicidade em espaço público
não tem mais regras em Maringá?

O blog volta a um assunto abordado aqui dias atrás: o uso de espaço público para promoção de campanhas político-publicitárias que nada têm a ver com o objetivo-fim de seus patrocinadores.

Quem desce no Aeroporto Regional Silvio Name Junior ou no Terminal Rodoviário Jamil Josepetti depara-se com propaganda assinada pela Acim e Sinduscon em favor da prisão em segunda instância. Nesses dois prédios públicos a publicidade é explorada por uma mesma empresa, que teria ligações com a Acim.

Além de passar a quem chega a falsa impressão que o poder público, responsável pelos dois prédios, está engajado numa campanha que nada tem a ver com a administração, a propaganda remete à revisão do contrato de exploração entre o privado e a prefeitura. Afinal, se a publicidade na rodoviária e no aeroporto puder ser usada para campanhas como esta, abrir-se-á a possibilidade para todo o tipo de propaganda, inclusive dos que são contra ou até de campanha eleitoral disfarçada de cidadã.

Além das duas entidades que usam recursos de seus associados para defender uma proposta que não lhe cabe, sequer estatutariamente, agora até instituto de oftalmologia está patrocinando outdoor defendendo o mesmo tema, embora não tenha nada, absolutamente nada a ver com seu segmento. O outdoor está na avenida Tuiuti.

Até parece que a cidade não se libertou de alguns de seus antigos donos.

O certo é que não se pode utilizar espaço público para este tipo de coisa. Alguém da Procuradoria-Geral do município deve atentar para a possibilidade de infração contratual, uma vez que o Ministério Público dificilmente fará alguma coisa a respeito, já que boa parte de seus integrantes defende a prisão em segunda instância.

A questão é justamente o uso do espaço que pertence para o privilégio de alguns. É preciso tomar alguma atitude.