Ícone do site Angelo Rigon

Convention ignora governador e menospreza prefeito ao comentar retorno da Latam a Maringá

A quem Maringá deve a volta da TAM (agora, Latam), depois de muitos anos de a companhia ter ido embora da cidade?

O esforço do prefeito Ulisses Maia com os empresários da cidade certamente foi fundamental, mas não fosse o governador Carlos Massa Ratinho Junior ter cumprido a palavra, e ajudado ao reduzir para menos da metade o ICMS sobre o querosene, certamente não haveria o retorno da companhia aérea.

Pois em release publicado há três dias no site do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau o governador não é citado nenhuma vez; o prefeito, uma; já o superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, que foi presidente por duas gestões do MRCVB, Fernando Rezende, é citado cinco vezes.

O mesmo release informa que o primeiro voo acontecerá dia 15, quando o prefeito Ulisses Maia é quem recepcionará Rezende no Aeroporto Regional Silvio Name Junior. Em outros tempos, seria o contrário.

A falha maior, no entanto, é o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau não reconhecer a importância do governador para o retorno da Latam. Ele acedeu ao pedido de Ulisses Maia e reduziu de 18% para 7% o ICMS sobre o querosene. Como se mostrasse acima de tudo, o release da entidade restringe-se a dizer que a redução “pode ter motivado a companhia aérea Latam voltar a operar em Maringá”. Sério. Leia aqui.

E pensar que no ano passado, quando a ex-maringaense Cida Borghetti (PP) era governadora do estado, empresários ligados à mesma entidade pediram o incentivo do ICMS e tiveram o pedido solenemente rejeitado – com direito à negativa em viva-voz do então secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros II (PP), cunhado de Borghetti e irmão de Ricardo Barros, a quem a turma foi se socorrer.

Ao ignorar o governador e diminuir a importância do empenho do prefeito, a entidade vai além de eventual rusga política. É que isso acontece em meio ao Natal Maringá Encantada, que tem movimentado vários setores do comércio e da prestação de serviços do município – algo, por sinal, prometido pelo ex-prefeito do PP e jamais cumprido em três mandatos do PP.

Sair da versão mobile