Na terça-feira, 21, às 13h30, será inaugurado o Centro de Excelência Regional de Handebol, no Bloco M-15 do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá.
Na sequência, às 15h, a quadra receberá a abertura do Campeonato Sul-Centro Americano de Handebol Masculino, que dará três vagas ao Mundial de 2021, no Egito. O jogo de estreia será disputado por Chile e Uruguai. A entrada é com 1 kg de alimento não perecível.
Sobre o espaço
São quase 3 mil m² de área construída, numa obra comprometida com a acessibilidade, com segurança garantida e confortos acústico e térmico. Mais de 250 pessoas podem assistir aos jogos, de handebol ou de outras modalidades esportivas.
A quadra tem medidas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Handebol, e o piso em resina de poliuretano diminui o impacto do atleta e ajuda no seu desempenho. Além de atender os cursos de Educação Física da UEM e a comunidade universitária em geral, o Centro de Excelência vai ser espaço de competições e local de treinamento para alunos de escolas públicas.
O local é sustentável: tem sistema de captação de água da chuva, que consegue armazenar 30 mil litros para ajudar na irrigação dos jardins do câmpus, e iluminação pública toda em LED, proporcionando mais claridade e eficiência energética.
O centro também tem salas multiuso, salas de aula, academia, banheiros, vestiários, alojamentos amplos e laboratórios, nos quais será possível fazer testes de bioimpedância, que avaliam a composição corporal.
Detalhes da obra
As obras foram iniciadas em 2009 e paralisadas no ano seguinte. Foram retomadas em 2017. Houve 88% de financiamento do Ministério do Esporte, atual Secretaria Especial do Esporte, com restante de recursos próprios da UEM, além de parte dos materiais da cobertura terem sido provenientes de doação. O valor total investido é de R$ 2,3 milhões. (ASC/UEM)