Todo o cuidado com as mentiras na rede


Alguns opositores da administração municipal estão exagerando. Ontem divulgaram um áudio em que uma suposta profissional de saúde denuncia a situação da UPA Zona Norte, fala em “sala vermelha” e “transferência de helicóptero”.
Trata-se de fake news, que mereceu até uma nota de desmentido da prefeitura no final da noite. “A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que estadia em “sala vermelha” e transferência de helicóptero, citados no áudio, não são protocolos aplicados no município. Portanto, não saiu de profissionais que atuam na unidade de saúde local. A atenção sobre os casos de dengue, no entanto, são compartilhadas pela gestão maringaense. O combate ao mosquito transmissor ocorre diariamente por meio da ação de agentes e campanhas de conscientização da população. A luta é de todos”.
Fake news com dengue é algo sério, mas há as mentiras leves. Também tem circulado nas redes sociais um vídeo (abaixo) que fala de um baile com músicas antigas e imagens do Bar Alvorada, como se fosse em Maringá. Trata-se, em verdade, de um vídeo de Brotas de Macaúba, na Bahia, produzido em 2018.
Como se vê, não dá para acreditar em determinadas “fontes”.