Abaixo-assinado pelo fim das sacolas plásticas em Maringá

Um abaixo-assinado na internet quer que sejam banidas de supermercados e feiras-livres de Maringá as sacolas plásticas.

A iniciativa, baseada no que vem acontecendo em outras cidades, destaca que ao adotar a iniciativa Maringá estaria honrando o fato de ser conhecida como Cidade Verde, cuidando melhor do meio ambiente.

A proposta é trocar as sacolas plásticas por sacolas retornáveis. O abaixo-assinado está aqui.

“Sabemos o quanto as sacolas plásticas contribuem para a degradação dos oceanos, rios, fauna e flora do planeta, consequentemente, para nosso próprio adoecimento. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora no Brasil! As sacolinhas tão práticas e gratuitas têm um alto custo ambiental”, justifica a autora do abaixo-assinado, Paola Moreira.
“Apresentamos este abaixo-assinado com o objetivo de regulamentar o uso das sacolas retornáveis em feiras livres e mercados de Maringá, fazendo literalmente a troca do uso das sacolas plásticas por sacolas retornáveis. Acreditamos que simplesmente cobrar pelas sacolas de plástico não resolveria o problema. A atual situação requer medidas mais efetivas. (…)  Existem várias iniciativas acontecendo em Maringá com este mesmo intuito e uma delas chama-se Sacológica. Os voluntários confeccionam sacolas com sobras de tecidos que a princípio iriam para descarte, para então doá-las na Feira de Orgânicos e, dessa forma, reduzir o consumo de sacolas plásticas”, acrescenta.

(Foto: Fábio Guimas/A Voz da Cidade)