Comparação: Eleições municipais e Brasileirão

 Sem sombra de dúvidas, para quem entende um pouco de futebol, que hoje o Flamengo, atual campeão é o favorito para levantar a taça de 2020 do Campeonato Brasileiro da Série A.

Palmeiras e Grêmio seriam os únicos que podem fazer frente ao ‘Mengão’, dizem os especialista. Mas não é descartada uma surpresa, dentre São Paulo, Atlético Mineiro, Internacional, que seria, digamos a terceira via.

Se comparamos com a eleição para prefeito de Maringá, podemos dizer que Ulisses Maia ‘ atual campeão’, é favorito para o bi.  Quem poderia fazer frente a ele? Conversei esta semana (tomamos um café), com um dos  pré candidatos e segundo ele, há dois nomes, não necessariamente com a força de Palmeiras e Grêmio, que podem colocar Ulisses em dificuldades: Um ligado ao grupo Barros e outro, um deputado estadual. 

A disputa entre os três, pode abrir a possibilidade de uma terceira via,para ir para segundo turno. Aí surge o nome de alguém com bom trânsito em todas as áreas, bem articulado, capacitado e com apoios importantes e militância aguerrida.

Segundo turno é como decisão por pênaltis e nem sempre quem fez a melhor campanha até aquele momento vence. Ou se preferirem é outro jogo e dependendo do dia, nem sempre o time mais forte vence.

O campeonato nem começou  e embora haja favoritos, não há certeza do campeão. Podemos ter surpresa no Brasileirão. Nas eleições para prefeito de Maringá, acredita a pessoa com quem conversei, que apesar do favoritismo, hoje, de Ulisses, o jogo  pode ser decidido  na prorrogação e pelo menos mais dois concorrentes têm condições de enfrentá-lo, assim como  Palmeiras e Grêmio  que não entrarão para disputar apenas o segundo e terceiro lugares, mas confiando que podem ser campeões.  Os demais times no brasileirão  terão objetivos definidos por vagas na Liberadores, Sul Americana e alguns para não serem rebaixados.  Já candidatos a prefeito, alguns apenas estarão preparando nomes para novas disputas, de deputado, vereadores e até presidentes de bairro, conselheiros tutelares , sem falar de um cargo de CC.  Que vença o melhor.

Akino Maringá, colaborador