A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou hoje dois óbitos por coronavírus em Maringá. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) nesta tarde.
Os óbitos referem-se a um homem de 84 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 15/03 e foi internado em um hospital da rede privada de Maringá. A filha dele havia viajado para a Espanha e retornou ao Brasil já doente, sendo confirmada para coronavírus no dia 18 com quadro clínico leve e em isolamento domiciliar até o momento. Devido ao contato com este caso confirmado, o paciente passou a ser considerado como caso suspeito e veio a óbito nesta quinta-feira (26).
Já o segundo, é uma mulher, 54 anos que viajou para João Pessoa na Paraíba, passou por São Paulo e retornou ao Estado no dia 11. Iniciou os sintomas em 14 e internou em rede particular de Sarandi no dia 20. A paciente veio a óbito na quarta-feira (25). Ambos possuíam comorbidades.
Os dois óbitos registrados no boletim estadual são de Maringá. O secretário Beto Preto (foto) manifestar pesar aos familiares e citou o trabalho do prefeito Ulisses Maia. Anunciou que mais de 300 UTIs serão disponibilizadas para todo o Paraná.
Outros dois casos de coronavírus em Maringá estão confirmados. O banco de dados do Lacen, que realiza os exames, foi zeradom- ou seja, as outras mortes anunciadas como sendo provocadas pelo novo coronavírus na cidade não procedem.
NOVOS CASOS – O novo boletim aponta 19 novos casos confirmados, incluindo os dois óbitos. As novas confirmações são em Cascavel (3), Cianorte (1), Guarapuava (1), Curitiba (5), Maringá (4), Iretama (1), Campo Mourão (1), Umuarama (1), Guaíra (1) e União da Vitória (1). Os pacientes têm idades entre 22 e 84 anos. Nove pacientes estão em isolamento hospitalar, seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Ao todo o Paraná tem agora 125 casos confirmados – quatro não residem no Estado -, 2.004 descartados e 1.078 em investigação.
NOVA METODOLOGIA – O Paraná adotou nesta sexta-feira (27) um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado.
Confira o boletim aqui.