Pega na mentira

Reportagem da Folha de S. Paulo, aproveitando o Dia da Mentira, faz uma lista de algumas frases ditas pelo presidente Jair Bolsonaro que, ham, ham, não correspondem à realidade. Duas delas:

“Não há dúvida. Partido Socialista… Como é que é? Da Alemanha. Partido Nacional Socialista da Alemanha”
em visita a Israel em abril de 2019

O presidente ecoou declarações de seu chanceler, Ernesto Araújo, e afirmou após deixar o Museu do Holocausto, em Israel, que o nazismo foi um movimento de esquerda. O centro de memória do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, visitado por Bolsonaro, define o nazismo como movimento radical de direita, que cresceu em meio à situação política na Alemanha pós-Primeira Guerra Mundial.

“Pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar. Nada sentiria ou seria acometido, quando muito, de uma gripezinha ou resfriadinho”
em pronunciamento em rede nacional, em 25 de março de 2020

Ao contrário do que declarou Bolsonaro, que tem 65 anos e integra o grupo de risco, um passado de vida fisicamente ativa não garante imunidade contra doenças. Além disso, é impossível prever como seria o quadro de uma infecção em qualquer pessoa, ainda mais uma nova.

Sobre a Covid-19 ser uma “gripezinha”, ainda que possa causar sintomas semelhantes a uma gripe, a nova doença se diferencia tanto pelo tempo de manifestação dos sintomas, de 2 a 14 dias após a o contato com o vírus (o chamado período de incubação), quanto no agravamento do quadro, que ocorre de forma gradativa e, em casos extremos, pode levar à falência dos órgãos. A Covid-19 já matou mais de 41.000 pessoas em todo o mundo, e infectou mais de 840.000. Leia aqui.

(Foto: Isac Nóbrega/PR)

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp – Clique aqui

Faça parte do nosso grupo no Telegram – Clique aqui