Ícone do site Angelo Rigon

Umuarama reabre comércio e impõe toque de recolher

No mesmo dia em que o Brasil registrou 10.278 casos confirmados de coronavírus em todos os estados e 432 mortes em 24 deles, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, assinou decreto autorizando a abertura ao público da indústria e de grande parte do comércio e prestação de serviços.

Apesar de ter afrouxado, foi implantado o toque de recolher entre as 21h e 5h. A mudança acontece uma semana depois de as restrições terem sido aumentadas; o prefeito havia proibido visitas ao cemitério, por exemplo.

As mudanças acontecem com o parecer do Centro de Operações e Enfrentamento do Coronavírus. O texto publicado no site da prefeitura não cita o Ministério Público Estadual, que havia feito recomendação aos prefeitos para fazerem tudo com base técnica.

No boletim da sexta-feira, Umuarama tinha 63 casos suspeitos em acompanhamento e dois pacientes positivos para a covid-19. No mesmo dia a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que iria recrutar profissionais da área como voluntários para reforçar a estratégia de enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus.

“É bom lembrar que não são apenas números, são pessoas enfrentando a possibilidade de estar com a doença. Por isso, reforçamos a importância das medidas preventivas e convocamos a sociedade para a atuação voluntária, nos preparando para o caso de a situação se agravar”, avaliou a secretária Cecília Cividini.

Faça parte do nosso grupo no Telegram – Clique aqui

Sair da versão mobile