Isolamento social no lockdown

Em cumprimento ao decreto estadual 729/2020, que dispõe sobre a suspensão total de atividades não essenciais (lockdown) em 10 cidades do Pará, as fiscalizações dos órgãos de segurança passam a ser mais rigorosas a partir da zero hora deste domingo. A intenção é garantir a contenção do avanço da epidemia do coronavírus no Estado.

O Pará permanece no terceiro lugar no ranking brasileiro de isolamento social. Ontem o índice no estado foi de 49,15%, ficando atrás de Ceará (50,76%) e Amapá (50,71%). Todas as unidades da federação estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o mínimo de 70% de isolamento a fim de reduzir os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

“Por dias seguidos nós estamos com posições boas no ranking; até primeiro lugar já atingimos. Só que o percentual de isolamento não nos agrada, tendo em vista que temos que atingir 70% de isolamento e nós estamos alcançando, por exemplo, neste sábado, 49% de isolamento social, o que ainda não é satisfatório. Por isso, a necessidade de melhorar esse percentual. E por meio do cumprimento do decreto do lockdown, iremos aplicar muito mais rigor nessas fiscalizações a fim de aumentar o número de pessoas em casa”, ressaltou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

A suspensão total de atividades não essenciais, com restrição de circulação de pessoas, está ocorrendo em dez municípios paraenses, desde a última quinta-feira. 

(Marcelo Seabra/Ag.Pará)