A nova política de Bolsonaro

Não foram só partidos do “núcleo duro” do centrão, como PP e PL, que sentiram a força da atração do governo federal nos últimos meses. O presidente Jair Bolsonaro acenou também ao seu antigo partido, o PSL, e conseguiu reconquistar deputados antes rompidos com ele. A informação é de Natália Portinari e Naira Trindade, em O Globo.

A ofensiva começou há mais de um mês, quando deputados do partido receberam ligações de Gurgel (PSL-RJ). Ele e Felipe Francischini (PR) coletaram indicações para “apadrinhar” verba federal do combate ao coronavírus nos municípios. As conversas aconteceram sem participação da então líder do PSL na Câmara, Joice Hasselmann (SP).

O governo ofereceu cerca de R$ 10 milhões em indicações na verba do Covid-19 para cada deputado que se comprometa a participar da base aliada. O dinheiro vai para prefeituras escolhidas por eles. Líderes negociaram os valores em seus partidos, mas Joice foi deixada de fora, já que não se entende com Bolsonaro. A negociação coube a Gurgel e Francischini. Leia mais.

(Foto: Francisco Aragão)

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba as principais notícias do dia – Clique aqui