Biólogo ‘desmonta’ bobagens sobre peixes feitas na RIC

Há uma semana o programa Cidade Alerta, da RIC Maringá, divulgou disparates sobre peixes. A emissora não sabia que tilápia, que tem origem na África/Oriente Médio, é peixe exótico e, e por isso, colocado em rio, pode matar espécies nativas.

Os indignados com as desinformações veiculadas pela estação da Rede Record – que está batendo o recorde neste quesito, nos últimos tempos, por sinal – foram representados pelo biólogo Mário Sergio Dainez, mestre em Ciências Ambientais, que desmontou as fake news ponto a ponto. Por ser especialista, ele deu um banho (trocadilho?) a respeito do tema, inclusive cobrando de forma muito educada o fato de a RIC Maringá não ter ouvido nenhum biólogo a respeito de um assunto que serviu para criticar Maringá.

Ele fala, por exemplo, sobre os metais pesados contidos em peixes localizados em áreas como o lago do Parque do Ingá, por conta do relevo, e, no caso específico, sobre a eutanásia realizada. que faz parte do plano de manejo da unidade ambiental. Os metais pesados são tão fortes no peixe que o descarte tem que ter feito em lixão industrial. A emissora, no entanto, preferiu não dar as informações corretas.

A tilápia, porém, não é unanimidade quando se fala que é peixe predador, apesar dos estudos a respeito. O professor Ricardo Pereira Ribeiro, da UEM, defende que se trata de “peixe fitóplanctófago na natureza e no cultivo é onívoro” e que a espécie sofre uma espécie de preconceto por conta da origem.

Que o vídeo, disponibilizado na quarta-feira no YouTube, sirva para que as pessoas reflitam sobre o que ouvem em programas ditos populares, que muitas vezes não têm compromisso com a verdade e fazem tudo por audiência. E, é claro, sirva para os profissionais da área de comunicação, em especial aqueles que não são especialistas em peixes.

Aqui, links disponibilizados pelo biólogo.

Faça parte do nosso grupo no Telegram e receba as principais notícias do dia – Clique aqui

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp e receba as principais notícias do dia – Clique aqui