Íntegra do boletim assinado pelo papa Francisco e publicado hoje pelo Vaticano, com a nomeação de dom Severino como arcebispo de Maringá.
“Nomeação do Arcebispo Metropolitano de Maringá (Brasil)
O Santo Padre nomeou o Arcebispo Metropolitano de Maringá (Brasil) S.E. Mons. Severino Clasen, O.F.M., transferindo-o da sede do bispo de Caçador.
S.E. Mons. Severino Clasen, O.F.M.
S.E. Mons. Severino Clasen nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese do Rio do Sul, Estado de Santa Catarina. Concluiu seus estudos em Filosofia no Instituto de Filosofia dos Franciscanos de Curitiba-PR e os de Teologia do Instituto Franciscano de Teologia de Petrópolis-RJ. Além disso, participou de cursos de especialização e atualização sobre Fontes Franciscanas em Assis (Itália) e sobre a Sagrada Escritura na Terra Santa.
Em 18 de abril de 1981 ele emitiu a Profissão Religiosa na Ordem dos Frades Menores Franciscanas e foi ordenado padre em 10 de julho de 1982.
No curso de seu ministério, realizou as seguintes tarefas pastorais: Paróquia Vigário de Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia-SC; guardião e pastor de Nossa Senhora do Rio em Porto União-SC; Secretário do Setor vocacional da Província; assistente da Fraternidade Santa Clara da Ordem Franciscana Secular; pastor e reitor da Paróquia-Santuário de São Francisco de Assis em São Paulo.
Em 11 de maio de 2005, foi nomeado Bispo de Araçuaí e foi ordenado um episcopal em 25 de junho de 2005. Em 6 de julho de 2011, ele foi transferido para o Caçador.
Como parte da Conferência Episcopal Brasileira, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral do Laicato e atualmente é presidente da Regional Sul 4, que inclui os círculos eleitorais eclesiásticos do Estado de Santa Catarina”.
Dom Severino passa a ser o quinto bispo de Maringá