Morre Severino Cavalcanti
Morreu hoje aos 89 anos o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti. Ele chegou à presidência da Câmara em 2005, numa revolta do chamado baixo claro contra o candidato do então presidente Lula, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). A causa da morte não foi divulgada, mas ele enfrentava problemas de saúde desde o ano passado.
O deputado federal Ricardo Barros – que dois anos depois tornou-se vice-líder de Lula, de quem era crítico – e a deputada estadual Cida Borghetti ajudaram na campanha que o elegeu. Cavalcanti, que chegou a ser homenageado em Maringá, numa festa no Clube Olímpico, renunciou após denúncias de que recebia “mensalinho”.
Ele cumpriu sete mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, três na Câmara Federal e foi prefeito duas vezes de João Alfredo. Personagem folclórico, na Câmara Federal Severino Cavalcanti permaneceu 217 dias, até sair acusado de receber propina. Foi neste intervalo que foi homenageado em Maringá pelo então prefeito Silvio Barros II. De Cida Borghetti ouviu uma frase que ficou famosa: “Temos muito que aprender com ele”.