Terça-feira de operações da Polícia Federal

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira duas operações barulhentas. Numa delas, em Palmas (TO), a PF cumpre oito mandados de prisão e 28 de busca e apreensão e entre os alvos estão empresários e quatro ex-secretários da gestão Carlos Amastha (PSB/foto), que empreendeu o Aspen Park em Maringá (hoje, Maringá Park).

A suspeita é de que tenha havido superfaturamento em contratações de automóveis que foram usados em várias secretarias. Ao todo, 150 policiais federais estão envolvidos na ação e até às 8h, sete pessoas tinham sido presas, segundo o G1. As investigações apuram se empresários e servidores públicos teriam fraudado licitações para desviar recursos públicos destinados a locação de veículos. Os contratos investigados foram fechados em 2014, durante a gestão do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB). A organização criminosa é suspeita de ter se apropriado de mais de R$ 15 milhões.

A outra operação, desdobramento da Lava-Jato, envolve a apuração do caixa 2 do senador José Serra (PSB), que teria recebido R$ 5 milhões em doações eleitorais não contabilizadas na campanha ao Senado, em 2014. Entre os três que tiveram a prisão decretada está José Seripieri Filho, sócio-fundador e ex-presidente da Qualicorp, que administra planos de saúde. Entre os planos que fazem parte da Qualicorp está a Aliança Administradora, cujo sócio Elon Gomes de Almeida foi o maior doador individual da campanha do também ex-ministro da Saúde Ricardo Barros, em 2014.