O Grand Prix Maringá de 86

Do arquivo de JC Cecílio, a página 2 de 14 de novembro de 1986 – um dia antes da eleição -, do saudoso Correio de Notícias (de Cícero Cattani, e que quase foi de Verdelírio Barbosa), onde trabalhou Fernando Tupan, hoje integrando o cast do Pan News. A matéria, de Argemiro Garcia, intitulada “Grande Prix mostra quem vencerá as eleições”, trouxe o seguinte teor:

“Não é só Nelson Piquet ou Airton Senna que chega na frente. Em Maringá, o jornal “O Diário do Norte” colocou na pista os candidatos da Cidade Canção que disputam as eleições desse 15 de novembro para ver quem chega primeiro. O Grand Prix Maringá mostra a liderança do pefelista Lindolfo Junior, pilotando o carro 18, seguido pelo piloto new-jeca José Alves, com sua caranga número 9; o piloto Ariel está com sua Ferrari número 8, fechando o londrinense Luis Carlos Alborghetti, que também deixa para trás o portuga Antoio Bárbara. Já o cansado piloto de provas Massao Tsukada está em último lugar com sua Mac-Chilbinha de número 4.

Segundo o repórter Júlio Cesar Rodrigues, “no outro Grand Prix, também em Maringá, o ex-secretário da Justiça, Horácio Raccanello, e o deputado Tadeu França estão liderança a prova, pilotando dois carros com o número 11. Vem, a seguir, deputado federal Walber Guimarães, com o carro 9; o ex-prefeito Adriano Valente dirige o carro 7; e o magro piloto Renato Bernardi vem logo atrás com número 6”.

Para comentar a corrida majoritária, convidei o jornalista Angelo Rigon, que segundo ele, “na bateria principal, o senador Álvaro Dias aparece pilotando em alta velocidade, com o carro 64, enquanto o deputado federal Alencar Furtado está quase parando com seu carro 14.

Ainda na mesma prova, o ex-governador José Richa dirige o carro 37 e o senador “obra-por-obras” Affonso Camargo está com o carro 22, enquanto o “voto-por-voto” Enéas Faria vem logo em seguida com sua máquina de número 19, e mais ao fundo aparece o deputado federal Amadeu Geara com o carro número 4, e o também deputado Fabiano Braga Cortes aparece por último com o carro número 3″.

Durante essa última prova, foram percorridos 1.743 quilômetros, informou o editor Manoel Cabral.