Campanha da Acim copia ideia de curta espanhol
A covid-19 está minando a criatividade de nossos publicitários.
A Associação Comercial e Empresarial de Maringá lançou na semana uma campanha motivadora sobre o comércio nesses tempos de pandemia, mas completamente inspirado (para não dizer ‘chupado’) de um curta-metragem espanhol, feito há sete meses para a Associação do Pequeno e Médio Comércio de Maiorca (Pimeco).
O vídeo original, intitulado “Você tem a chave”, teve direção de Ernest Riera, com produção da Vivirdelcuento Comunicació. Em maio, editado por uma Associação de Vizinhos de Carabanchel Alto, viralizou na internet, como motivacional por causa da pandemia.
Originalmente o curta tem quase 6 minutos e foi produzido no início do ano para enfatizar a necessidade de se comprar no comércio local, uma vez que que nos últimos quatro anos mais de 800 pequenos negócios fecharam nas Ilhas Baleares, arquipélago onde fica Maiorca.
A propaganda da Acim tem 2min15 (acima) e foi disponibilizada nas redes sociais como iniciativa da entidade, mas sem dados de produção e sem fazer qualquer referência à ideia original (abaixo). Coisa, feia, hein, Acim!