Arilson cobra prorrogação dos cortes de água e luz
O deputado estadual Arilson Chiorato protocolou hoje requerimento endereçado ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, pedindo esclarecimentos e garantia para a população paranaense que a Companhia Paranaense de Energia e demais concessionárias que operam em território paranaense, não voltem a realizar cortes e desligamentos das faturas em atraso.
A possibilidade foi ventilada pela Copel, que justificou o fim do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que prevê a volta dos cortes de energia a partir de 16 de agosto. Em nota, a CopelL disse que está respeitando a Lei Estadual nº20.187, de 23 de abril de 2020, de nossa autoria, que impede o corte por falta de pagamento. Porém, é necessário que o governo garanta que a companhia continuará cumprindo a lei estadual mesmo estando liberados pela Aneel para realizar os cortes.
O requerimento visa prorrogar a proibição de que “as concessionárias de serviços de energia elétrica realizem o corte do fornecimento de serviços, enquanto durarem as medidas de isolamento social da pandemia do coronavírus – covid-19, e não cortar o fornecimento dos serviços enquanto perdurar os efeitos do isolamento social e do período de calamidade pública estadual”.
O mandato e o próprio deputado Arilson receberam diversas mensagens e ligações de cidadãos preocupados com a volta dos desligamentos, pois a pandemia continua, as dificuldades financeiras permanecem, o comércio segue desaquecido e muitas pessoas desempregadas e sem renda.
Para Arilson, é inaceitável que queiram cortar a luz dos paranaenses. “Tem muita gente passando por dificuldades, gente que nem conseguiu o auxílio emergencial, ou que mesmo recebendo não dá pra pagar todas as contas. A Copel enquanto empresa pública tem o dever de garantir que as pessoas vivam com dignidade durante o período de calamidade pública. O governo precisa agir e garantir que os paranaenses estejam amparados”.
(Fotos: Burak K/Alep)