Conversando sobre Maringá: em pauta, o direito à cidade

Os olhares de nove pesquisadores sobre o processo de ocupação da cidade polo da região metropolitana de Maringá reunidos no livro “Direito à cidade versus segregação e desencontro” é tema da live Conversando sobre Maringá, hoje às 20h30, com transmissão pelo Facebook do Observatório das Metrópoles.

Assinadas pelos pesquisadores Ana Lúcia Rodrigues, Naiara Almeida, Domingos Trevizan, Pollyana Machiavelli, Caroline Pagamunici, Hebert de Paula Villela, Priscila de Almeida Souza, Ingrid Spagnol Pereira e Josivaldo Souza, as dissertações de mestrado apresentadas no livro foram orientadas pela professora doutora Ana Lúcia, coordenadora do Observatório até agosto, mês em que, depois de 15 anos à frente do núcleo de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá passou a direção ao professor William Borges.

O eixo central dos trabalhos relaciona-se com o direito à cidade e à forma de ocupação do polo da RMM, caracterizado por segregação e consequente “descoesão” social, processo chamado no livro de desencontros. “A falta de espaço de convivência entre as diferenças, a falta da vizinhança heterogênea, como se caracterizam os condomínios fechados, é muito ruim pra coesão social que precisamos pra manter processos de integração, de organizações comunitárias, relações de vizinhança”, explica Ana Lúcia, que assina a organização do livro juntamente com Naiara Almeida. O professor doutor Paulo Roberto de Souza assina o prefácio da obra.

Publicado somente na versão e-book, o livro ficará disponível no site do Observatório das Metrópoles.