Estudo sugere que dengue pode dar imunidade contra covid

Um novo estudo que analisou o surto de coronavírus no Brasil encontrou uma ligação entre a disseminação do vírus e surtos passados de dengue que sugerem que a exposição à doença transmitida pelo mosquito pode fornecer algum nível de imunidade contra a covid-19. A informação foi dada hoje pela Reuters.

O estudo ainda não publicado liderado por Miguel Nicolelis, professor da Duke University, e compartilhado com exclusividade com a Reuters, comparou a distribuição geográfica dos casos de coronavírus com a disseminação da dengue em 2019 e 2020.

Locais com menores taxas de infecção por coronavírus e crescimento mais lento de casos foram locais que sofreram intensos surtos de dengue este ano ou no último, descobriu Nicolelis.

“Esse achado impressionante levanta a possibilidade intrigante de uma reatividade cruzada imunológica entre os sorotipos de Flavivírus da dengue e o SARS-CoV-2”, disse o estudo, segundo a agência, referindo-se aos anticorpos do vírus da dengue e ao novo coronavírus.

“Se comprovadamente correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica” contra o coronavírus, acrescentou.