Morreu ontem, em Londrina, Sueo Matsubara, 81, um dos fundadores da Sociedade Esportiva Matsubara, de Cambará, que foi destaque no futebol paranaense em outras décadas, principalmente por revelar jogadores. O velório acontece na Capela 4 do Parque das Allamandas e a cremação será às 11h.
Sueo fundou o Matsubara em dezembro de 1974 e em 1976 foi vice-campeão estadual. Na categoria sub20, tornou-se campeão em 81, 82, 83, 85, 86, 87 e 88. Em 1995, já em Londrina, foi o terceiro colocado, tendo no time o ex-ídolo corintiano Neto e Tadeu. Em 1996, o clube voltou para Cambará, disputou a Terceira Divisão do Campeonato Paranaense e mandando seus jogos em Santo Antonio da Platina.
Ao menos sete jogadores do Matsubara foram chamados para a seleção brasileira de novos. Entre outros, foram revelados no clube jogadores como Toninho Carlos (Santos, Palmeiras), Evandro, Mário, Sérgio, Tico, Ratinho, Jean Carlo, Carlos Alberto Dias (Botafogo do Rio de Janeiro), Newmar, Paquito Filho e Nilmar (Internacional de Porto Alegre), entre muitos anos. O atoro Nuno Leal Maia chegou a ser treinador do Matsubara.