Universidade retoma atividades administrativas presenciais

A Universidade Estadual de Maringá vai retomar, a partir da segunda-feira, 19, as atividades administrativas presenciais, tornando o regime de teletrabalho uma forma excepcionalíssima. A portaria 1132/2020 foi assinada ontem pela reitoria, considerando resoluções e a necessidade de medidas que visem o enfrentamento da coivid-19, “prevalecendo o cuidado com o bem maior, que é a segurança e a vida dos servidores”.

Hoje, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Luis Otávio de Oliveira Goulart, estabeleceu em instrução normativa os procedimentos a serem adotados no retorno das atividades administrativas presenciais. A concessão de regime de teletrabalho será autorizado aos servidores que tiverem idade igual ou superior a 60 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; lactantes com filhos de até 6 meses de idade; e servidores que tiverem cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados, portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada), pneumopatias graves ou descompensadas (portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica ou asma moderada/grave). imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado (graus 3, 45 e 5), doença hepática em estágio avançado, diabéticos conforme juízo clínico e obesidade.

Entre outras considerações, a instrução normativa observa que os servidores poderão ser realocados, por solicitação do chefe imediato e determinação do pró-reitor de RH, temporariamente, e de forma imediata, para outras unidades, “de acordo com a necessidade e interesse da administração, visando sua própria proteção e de toda a coletividade”.