Maringá sedia debate sobre cenário da dengue no PR

A Secretaria da Saúde do Paraná promove nesta quinta e sexta-feira evento para alinhamento das estratégias de controle da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Haverá a apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à doença ao Ministério da Saúde.

O encontro, terá participação de técnicos da Sesa, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) , MS (Ministério da Saúde) e Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).
A secretaria de Estado da Saúde apresentará o Plano Estadual de Enfrentamento da Dengue para o período epidemiológico 2020/2021, com ações integradas de vigilância epidemiológica e ambiental, controle vetorial, assistência, gestão e comunicação.

Entre as inovações, a integração da Atenção Primária e da Urgência e Emergência; áreas responsáveis pelo acolhimento, atendimento e acompanhamento do usuário da saúde. O objetivo de integrar as equipes é agilizar o diagnóstico clínico e o tratamento da doença.

Outra novidade será a implantação de Unidades Sentinelas, distribuídas nas Regionais de Saúde, com equipes qualificadas na identificação de casos suspeitos e realização de testes específicos para detectar a doença.

O Plano estadual contempla ainda a participação por meio de parcerias com Universidades Estaduais, como a de Maringá e a de Londrina, para desenvolvimento de pesquisas e produção de larvicidas biológicos e apoio técnico nas atividades de monitoramento.

O evento será aberto nesta quinta-feira, às 8h30, na sede da 15ª Regional de Saúde de Maringá. Estão previstas no decorrer dia, visitas técnicas dos participantes à Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos do Estado (Central de UBV), Serviço de Saúde (UBS ou UPA) e ao serviço de Vigilância Municipal. As visitas serão acompanhadas por técnicos do Ministério da Saúde.

A programação do evento segue durante toda a sexta-feira, no anfiteatro do HU de Maringá. O encerramento esta previsto para 16h.

CENÁRIO– No período de monitoramento anterior, entre agosto de 2019 a julho de 2020, o Paraná teve a maior epidemia da história com 227 mil casos confirmados e 177 óbitos provocados pela dengue. No atual período, com acompanhamento a partir do início de agosto de 2020, são 848 casos e três óbitos confirmados pela dengue. (Sesa)