Finados, só os corpos

Neste 2 de novembro, o dia de finados, segundo matéria da revista Isto É teve origem assim: 

‘Na tradição da Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu.  É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados.

Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos.

Não demorou para o 2 de novembro ser adotado em toda a Europa. Com a chegada do ano 100, acreditava-se que o mundo acabaria, por isso era preciso rezar para as almas saírem do purgatório antes disso.

A partir do século 15, o feriado se espalhou pelo mundo. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”  que une a celebração católica a antigos rituais astecas. Já no Brasil, a tradição é ir aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.’

A palavra finados, digo eu, significa que se findaram, acabaram. Mas a Alma é imortal, acreditamos. E a Alma é a essência, somos uma Alma, logo não findamos. Então não é correto dizer-se que alguém que ‘ morreu’, é o finado fulano de tal. Finado são só os corpos. Seres humanos (Almas) jamais findarão. Então podemos dizer que o 02 de novembro é o dia dos desencarnados, dos fora do corpo físico, nunca o dia de finados. A não ser que estejamos nos referindo apenas a corpos.

(Foto: Alain Frechette)