Em livro, a vida de um historiador

Informa Claudio Osti que Widson Schwartz, o jornalista que mais pesquisou e escreveu sobre a história de Londrina, completou 50 anos de exercício da profissão em maio, e a data está sendo comemorada agora, devido aos percalços da pandemia do coronavírus, com o lançamento do livro “Widson Schwartz, Repórter – O Colecionador de Histórias”, de autoria de Chico Amaro e Paulo Boni, também jornalistas.

Schwartz está para fazer 80 anos (dia 20). Com 308 páginas, o livro é fruto de dois anos de trabalho, nos quais os autores fizeram longas horas de entrevista com o protagonista, e pesquisaram material produzido por ele para também contar partes significativas da história de Londrina, especialmente no campo da política e da economia.

Mas não se pense que o livro tem uma linguagem acadêmica. Ao contrário. Tudo está contado – a trajetória de Widson na imprensa, os fatos da história que ele abordou em seus diferentes trabalhos – numa linguagem que parece uma sucessão de saborosas crônicas. Pode-se dizer que ali está contido um agradável e minucioso relato histórico do que representou a imprensa de Londrina no período em que a Folha de Londrina era o principal jornal do Paraná – e certamente o maior do interior do Brasil. Leia mais.