Canabidiol: Saúde faz acordo sigiloso com empresa do PR

Marcelo Hailer, no site Fórum, informa que os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Luciano Ducci (PSB-PR) encaminharam ao Ministério da Saúde seis questões para que sejam fornecidas informações sobre o “Acordo de Cooperação Técnica para Transferência de Tecnologia para a produção do produto Canabidiol, entre outras avenças”.

Trata-se de uma cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a empresa farmacêutica Prati, Donaduzzi & Cia Ltda que é mantida sob sigilo. A empresa tem sede em Toledo.

De acordo com informações do portal Sechat, no dia 23 de outubro o Ministério da Saúde firmou acordo para transferência de tecnologia e fornecimento do produto Canabidiol 200mg/ml que é produzido exclusivamente pela empresa Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

O acordo prevê o fornecimento do medicamento ou produto à base de maconha medicinal e caberá a Fundação Oswaldo Cruz, a partir do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), a operacionalização do contrato.

Teixeira e Danucci querem saber por qual motivo a “Fundação Oswaldo Cruz manifestou interesse em dominar a técnica de produção de medicamentos canabinoides, por que se restringir unicamente ao emprego do canabidiol, tendo em vista que a vasta gama de empregos terapêuticos dos canabinoides pressupõe, em muitos casos, a administração concomitante, na mesma formulação, do tetraidrocanabinol, como, aliás, é o caso do primeiro medicamento canabinoide registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa?”. Leia mais.