MP arquiva denúncia contra José Maria Ferreira

O Ministério Público Estadual indeferiu a instauração de inquérito civil público contra José Maria Ferreira (PSD), ex-presidente da Fundepar e prefeito eleito de Ibiporã. Ele se elegeu com 69,05% dos votos no dia 15 e a partir de janeiro cumprirá seu quarto mandato como chefe do Executivo daquela cidade.

No dia 24, a promotora de justiça Cláudia Cristina Rodrigues Martins Madalozo, da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba, não encontrou irregularidades denunciadas na notícia de fato na celebração de cinco contratos firmados neste ano entre entre o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional e a D’Mille Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, de Ibiporã, para compra de kits de merenda para a rede estadual de ensino. Os contratos somaram R$ 3.967.327,50.

A denúncia foi feita de forma anônima e, nos bastidores, dizem que teria motivações eleitorais. Para o MP, depois de elencar uma série de dados e justificativas, “os fatos noticiados na representação inaugural não permitem a adoção de medidas por parte desta Promotoria de Justiça — seja a manutenção das averiguações, a instauração de inquérito civil ou ainda de providências mais gravosas —porque não se extrai adequação, mesmo que perfunctória, da conduta dos agentes públicos lotados na Fundepar, aos tipos de improbidade, razão pela qual inexiste fundamento para prosseguimento das averiguações”. Aqui, a decisão pelo arquivamento.

José Maria Ferreira, 69, recebeu 18.469 votos (69,05%) nas eleições deste ano, com Mari de Sá (PP) na vice. Ele superou João Coloniezi (MDB), com 6.740 votos (25,20%), e Gregui (PSDB), que recebeu 1.537 votos (5,75%). Antes, ele havia sido prefeito nas gestões 1989-92, 2009-2012 e 2013-2016. Atualmente tem 69 anos e disputou a eleição pela coligação “O Futuro é a Gente que Faz”. A vice-prefeita será Mari de Sá (PP).

(Foto: Geraldo Bubniak)