Morre o comerciante mais antigo de Maringá

Morreu na amanhã de hoje o empresário Francisco Morales, 78, proprietário da Ótica Diamante, em Maringá. Ele estava hospitalizado em estado gravíssimo desde que foi atropelado por uma motocicleta ao atravessar na faixa de pedestres, na esquina da avenida Brasil com Basílio Sautchuk, na tarde do dia 3. O motociclista não tinha habilitação e o veículo havia sido furtado dias antes.

Morales, conhecido como Chico, era considerado o comerciante mais antigo de Maringá, pois estava no mesmo ponto comercial havia quase 65 anos. Reportagem de Camila Simões publicada em janeiro do ano passado no Maringá Post conta que ele não gostava de ser chamado de patrão. “Prefiro deixar para lá a hierarquia, somos todos colegas de trabalho. Os funcionários são como membros da família”, disse.

“Os clientes também têm um apreço especial pelo Chico, como costumam chamá-lo. Eles chegam não apenas para comprar, mas para bater um papo, contar que “foram à praia e acabaram perdendo os óculos”. E aí escutam os gracejos do “Paco Morales”, que é dono de  um humor divertido e gosta de fazer pegadinhas. “O Chico 1 é bonzinho, o Chico 2 é o que faz essas maldades”, considera aos risos”, segundo a reportagem.

Natural de Cambé, veio ainda criança com a família para Maringá foi funcionário da Relojoaria Bozo e em janeiro de 1956 montou a Ótica Diamante. Ele criou a marca Paco Morales, de armações de óculos, responsável por cerca de 40% das vendas de seu estabelecimento.

(Foto: Camila Simões)