Médicos e equipe de hospital recebem elogios

O Conselho Regional de Medicina do Paraná tornou pública manifestação elogiosa por qualidade de atendimento e profissionalismo de toda equipe do Hospital São Marcos, de Maringá, com especial menção aos médicos Karina Almeida Slemer, pneumologista, e Adorísio Bonadiman, cirurgião geral e do aparelho digestivo.

A parabenização ao estabelecimento hospitalar partiu da também médica Ana Paula Chiminácio de Oliveira, cirurgiã vascular residente em Campo Mourão, que se dirigiu ao CRM em nome das famílias Chiminácio e Schemberger em agradecimento pela atenção a paciente que esteve internado por 21 dias, com quadro de covid-19 e depois com complicação de diverticulite.

Num ano totalmente atípico, com a sobrecarga dos serviços médicos e hospitalares e profissionais esgotados física e emocionalmente, ao mesmo tempo em que cresceram também os casos de ameaças e agressões nesses locais, o CRM-PR considera importante compartilhar em seus meios as mensagens de incentivo e reconhecimento pelo trabalho prestado em prol da população. O Hospital e Maternidade São Marcos foi inaugurado em setembro de 1962, sendo pioneiro em transplante de rim na cidade. A instituição foi fundada pelo médico Said Felício Ferreira, também deputado federal e prefeito de Maringá por duas vezes. No final de novembro último o hospital anunciou, por nota, que tinha chegado ao limite de sua capacidade por causa do volume de casos de covid-19.

Em manifestação de agradecimento dirigida ao Conselho, a médica de Campo Mourão destaca que o familiar tem 84 anos e histórico exemplar de cidadania e que “nunca vi um homem forte como ele se emocionar tanto ao lembrar do período internado naquela instituição (Hospital São Marcos)”. Mais adiante destaca: “Só temos a agradecer a toda equipe, incluindo pessoal de limpeza, cozinha e enfermagem, todo cuidado e carinho que trataram meu familiar, em especial a Dra. Karina Slemer e Dr. Adorísio Bonadiman. Meu tio agradece a Deus todos os dias por vocês terem aparecido em nossas vidas. Sou médica e fico grandemente agradecida e feliz em ver que temos colegas que, além da boa formação médica, tem formação humana. E com amor e carinho cuidaram de alguém tão rico para nós. Gostaria de conhecê-los pessoalmente para agradecê-los. Famílias Chiminácio e Schemberger agradecem pelo carinho e cuidado”.

As mensagens que exaltam o trabalho ético do médico, seja individual ou coletivo, são vinculadas ao histórico do profissional depois de observados critérios como origem, autenticidade e propósitos. (CRM-PR)