Reforma administrativa é aprovada pela Câmara de Maringá
A Câmara de Maringá aprovou no final de semana a reforma administrativa enviada pelo Executivo. A última votação, no sábado pela manhã, recebeu dez votos favoráveis.
A reforma criou e fundiu secretarias, a maior delas a de Inovação, Turismo, Aceleração Econômica e Comunicação, resultado do desmonte da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e a transformação da Diretoria de Comunicação em secretaria. A supersecretaria deverá ser entregue a o marqueteiro Marcelo Cattani, de Curitiba, responsável pela campanha eleitoral deste ano de Ulisses Maia.
Segundo a prefeitura, ao lado da Secretaria de Trabalho e Renda e de Compliance e Controle, a Siacom “em relações entre impulsionar a economia e aumentar transparência da gestão.”
ORÇAMENTO – O orçamento municipal para 2021 foi aprovado, com valor de R$ 1.833.010.643,00, 4% a mais em relação a 2020. Apesar da pandemia de coronavírus, o secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto (foto), cita boa arrecadação de impostos que colaboraram para manter contas municipais em dia e fazer investimentos. Também foram aprovados pelos vereadores o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Regime Próprio de Previdência do Município de Maringá.
Foi aprovado também o programa Maringá Juro Zero, depois de ser debatido em reuniões do Plano de Retomada Econômica e Social de Maringá, numa integração de ações de segmentos diferentes contra o coronavirus.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)