Posse em São Jorge do Ivaí teve faixa e caixão de defunto

A posse dos vereadores e do prefeito e vice de São Jorge do Ivaí, na microrregião de Maringá, teve faixa cobrando recursos desviados da prefeitura e até caixão funerário.

Apesar disso, a cerimônia, realizada na câmara municipal, foi tranquila. O vereador David Renan (PSB) foi eleito novo presidente do Legislativo. A posse do prefeito Agnaldo Carvalho Guimarães, o Guina (PSD), e do vice Marinho Anderson Sartori acontece num momento em que se rompe o ciclo de um grupo político à frente daquele Executivo, composto pelas famílias Mulon e Bovo. Guina venceu a eleição pelo PSD, com 52,93% dos votos (2.080), concorrendo contra o Sargento Airton (PP), que recebeu 47,07% (1.850 votos).

No final de novembro, o ex-prefeito André Luís Bovo afastou o tesoureiro da prefeitura, Marcos Granzoto Neto, acusado de ter desviado cerca de R$ 5 milhões dos cofres públicos. Extratos bancários demonstram transferências das contas do município (de movimentação livre e movimento) sem justificativa ou prestação de serviços. Estima-se agora que o prejuízo deve superar os R$ 6 milhões.

A posse aconteceu nesta manhã, na câmara municipal, onde havia a faixa cobrando o paradeiro dos dinheiro (o ex-prefeito tem ligações familiares com o tesoureiro afastado). Uma caminhonete carregava na carroceira, pelas ruas da cidade, um caixão com o número 11, do PP. Pouco antes da cerimônia um barracão que aguardava pneus pegou fogo, mas o incêndio foi controlado.