Frente Parlamentar quer barrar novo pedágio
A proposta do novo modelo de concessão de pedágio para as rodovias paranaenses desencadeou uma série de ações da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa do Paraná, que se reuniu para debater o assunto na segunda-feira. O coordenador da ‘Frente do Pedágio’, deputado Arilson Chiorato (foto/PT), frisa que medidas já começaram a ser tomadas.
O novo modelo, chamado de híbrido, prevê a criação de 15 novas praças de pedágio, passando das atuais 27 para 42. Na região, uma das praças sugeridas é no município de Califórnia, na BR-369, que liga a região à Curitiba. Hoje, de Apucarana até a capital paranaense gasta-se R$ 57.40, no novo modelo, R$51.06.
Segundo Arilson Chiorato, no intuito de conter o modelo sugerido pelo Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, foi pedido urgência na tramitação do projeto da concessão do pedágio e para matérias que tratam do tema. “O projeto de lei propõe que as rodovias paranaenses só possam ser concedidas ao ente federado diante de modalidade de licitação do menor preço”, ressalta.
A segunda ação, elenca Arilson Chiorato, está a realização de audiências públicas por todo o Estado, para alertar a população sobre os abusos do novo modelo de concessão. A primeira esta prevista para o dia 4 de fevereiro em Londrina. Leia mais.