Maia pode aceitar pedido de impeachment

Após a decisão do DEM de abandonar Baleia Rossi, em troca do Ministério da Educação, o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (foto) avalia aceitar um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro, informam Natuza Nery e Andréia Sadi do G1.

A reunião, ontem à noite, foi tensa. Segundo relatos de presentes, Neto informou a Maia e aos demais que 16 deputados do partido haviam decidido votar em Arthur Lira, candidato do presidente Bolsonaro à presidência da Câmara. Com a debandada, Baleia ficaria com apenas 15 deputados, e sua candidatura sofreria uma espécie de tiro de misericórdia, já que o DEM sairia do bloco.

A reação foi enérgica. Maia disse que, com esse golpe provocado pelo grupo de Bolsonaro, não teria outra alternativa a não ser aceitar um dos pedidos de impeachment contra o presidente da República — um pedido de impeachment só começa a tramitar se o presidente da Câmara assim decidir, cabendo solitariamente a ele este ato.

“Políticos que estiveram na reunião aconselham Maia a autorizar não só um, mas todos os pedidos de impeachment que hoje estão na gaveta contra Bolsonaro.

(Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)