Maringá está entre as cidades mais transparentes do país
A Controladoria Geral da União divulgou ontem o ranking nacional Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º. A pesquisa e avaliação do governo federal indica Maringá entre as 17 cidades brasileiras mais transparentes do país, com nota 9,88. Maringá ficou com uma colocação melhor se comparada a municípios com maior população por exemplo, e maior que a média geral que foi 6,85.
Participaram da avaliação 691 cidades, que tem mais de 50 mil habitantes, de todos os estados brasileiros. A nota máxima da avaliação foi 10. A pesquisa leva em consideração o cumprimento de todas as normas dentro da Lei de Acesso à Informação. Maringá ficou em segundo lugar no Paraná e em 17º no país. Em nível nacional, deu um grande salto. Saiu da 65ª posição do ranking de 2018 para a 16ª em 2021.
A Escala Brasil Transparente leva em consideração não só os tradicionais meios de prestação de contas, como também a disponibilidade de informações na internet, para qualquer cidadão e não somente para órgãos públicos ou fiscalizadores.
Os municípios em destaque são os que disponibilizam dados e informações sobre contratos, licitações, receitas, despesas, obras, servidores, estrutura, entre outros. No caso de Maringá, o destaque é resultado de iniciativas do prefeito Ulisses Maia desde o início da sua primeira gestão, em 2017. Maia criou o Conselho de Gestão Fiscal e o Conselho do Contribuinte, além da relação de independência com a Câmara de Vereadores de Maringá, facilitando o trabalho fiscalizador do Legislativo e de iniciativas da sociedade civil organizada.
O resultado da CGU corrobora a lisura com que o município atua. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também aprovou, sem questionamentos, as contas da Prefeitura de Maringá referentes ao exercício de 2019. As contas de 2017 e 2018 também foram aprovadas pelo órgão técnico. Avanço no programa de desburocratização, investimento na agilização de processos e qualificação profissional justificam o resultado. “A transparência é o alicerce da nossa gestão”, avalia o prefeito Ulisses Maia.(PMM).
(Foto: Divulgação)