Web: Ranking mostra deputados estaduais mais influentes

Delegado Francischini lidera ranking dos parlamentares mais influentes nas redes

As empresas privadas descobriram primeiro que ter estratégia na internet, saber utilizar bem rede social, poderia alavancar as vendas. Não é à toa que muito dinheiro foi investido neste setor que, hoje, entrega melhor resultado que outros meios de comunicação.

Na política, o aproveitamento destas ferramentas também não é mais novidade. Porém, se lá em 2008, na primeira eleição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elas eram utilizadas como suporte, com o passar dos processos eleitorais da reeleição do ex-presidente americano, de Donald Trump e agora Joe Biden, se tornaram protagonistas. No Brasil, a primeira experiência com êxito foi na primeira eleição de Dilma. Mas foi na vitória do presidente Jair Bolsonaro, que tinha segundos de programa eleitoral, que elas se tornaram carro-chefe em qualquer campanha.

Mas não é só nas campanhas majoritárias que uma boa estratégia de internet é elemento essencial. “Hoje, o político que não conseguir mostrar seu trabalho na rede mundial de computadores pode ter problemas em uma nova corrida eleitoral. Isto vale para vereadores, deputados estaduais e também deputados federais”, relata Leandro Duarte, sócio-diretor da Aquário.

Com o objetivo de avaliar a influência dos deputados estaduais do Paraná na internet, a Aquário Comunicação, empresa com sede em Maringá, criou um ranking para mostrar quem tem mais força na grande rede. Para isso, uma equação foi criada, esta gerada com as seguintes grandezas: quantidade de seguidores nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter); quantidade de postagens; quantidade total de envolvimento com as publicações. Cada critério tem um peso diferente, de acordo com o que as redes sociais levam em consideração. Os dados foram coletados do dia 1º de janeiro de 2021 a 11 de março de 2021, por meio da ferramenta SEMRUSH.

“Os rankings servirão para mostrar quem está se comunicando melhor nas redes sociais, seguindo as boas práticas e também chegando na porcentagem de entrega orgânica do facebook”, afirma o sócio-diretor da Aquário, especialista em Big Data, Luann Medeiros. O levantamento será realizado pela Aquário de forma bimestral.

QUEM É AQUÁRIO – A aquário é uma empresa de comunicação, com especialidade em inteligência digital. A agência tem mais de 5 anos de atuação com trabalhos tanto para o mercado privado, como em atendimento para instituições e figuras públicas. A instituição já desenvolveu trabalhos em Manaus, Brasília e em Maringá.

Para mais informações acesse o site www.agenciaaquario.com.br. Siga a Aquário nas redes sociais @aquariocomunicacao no Instagram e Facebook. Por telefone ou Whatsapp o contato é 61-984336655

(Foto: Dálie Felberg)