Frente parlamentar para compra de vacina reuniu-se hoje

Aconteceu hoje mais uma reunião com a Frente Parlamentar, Consórcio Paraná Saúde, Consórcio Municípios e Consórcio Nordeste para tratar sobre a compra da vacina russa para o Paraná. O Governo do Estado tem até quinta-feira para decidir se quer negociar. O Paraná ainda tem a oportunidade de adquirir 5 milhões de doses. Quando a articulação foi iniciada, há 15 dias, com o Consórcio Nordeste e o Fundo Russo, eram 13 milhões disponíveis.

“Se o Governo do Estado continuar omisso e não avançar nas tratativas, perderemos o que resta para outros países. Espero que queira, a bem dos paranaenses”, diz a deputada federal Gleisi Hoffmann (foto/PT), responsável pela articulação da Frente Parlamentar com o Consórcio Nordeste.

A força-tarefa em busca de vacinas é formada por deputados estaduais e federais de vários partidos e o Consórcio Paraná Saúde da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).  “Temos uma grande oportunidade em mãos. Nosso principal objetivo é salvar vidas”, diz Gleisi.

No Paraná, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) contatou o Consórcio Saúde Paraná para construírem uma força institucional para as tratativas. “Para salvar efetivamente as vidas dos paranaenses e ajudar a economia do nosso Estado, a única solução é a vacina. Agradeço imensamente o Consórcio Nordeste por nos oferecer essa oportunidade.  Esperamos que o governo tenha ação e rapidez para adquirir as vacinas”, ressalta Arilson.

A força tarefa  também conta com o apoio dos deputados estaduais do PT – Luciana Rafagnin, Professor Lemos e Tadeu Veneri – e dos deputados federais do PT – Enio Verri e Zeca Dirceu.

Caso o acordo de compra seja firmado, após tratativas com os municípios, a entrega das vacinas está prevista para os meses de julho e agosto, podendo ser antecipada de acordo com produção. (Assessorias)

(Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados)