Parcerias buscam desenvolvimento aos 4 estados do Codesul

A criação do Sistema Codesul em 1961, teve como principal objetivo o desenvolvimento regional e das Faixas de Fronteiras, com foco no Mercosul. Dessa ativação resultou a criação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que comungava das metas do Codesul e faria esses incentivos por meio econômico.  Em 60 anos de existência, muitas conquistas podem ser comemoradas e mudanças tornaram-se necessárias.

Com a evolução das atividades econômicas e sociais dos quatro estados que compõe o bloco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso Sul, novas práticas tiveram que ser adotadas para que o Codesul continuasse com os seus objetivos.

Uma nova atividade incorporada é oferecer que os mais de 1.200 municípios dos quatro estados recebam iguais oportunidades para o desenvolvimento e evolução de áreas essenciais como economia, educação, inovação tecnológica, cultura, urbanismo e tantas outras.

Para que essas ações aconteçam, o Sistema Codesul busca sempre firmar convênios com entidades que ofereçam o desenvolvimento dessas áreas. Um exemplo disso, é a parceria já firmada com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que tem como principal missão oferecer o desenvolvimento sustentável e executar ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento. 

O bloco, também levará para os bancos de Fomento dos estados (RS, SC, PR, e MS), as suas experiências para que as ações sejam unificadas e possuam o mesmo interesse das áreas sociais e econômicas.

O processo de busca por essas parcerias nacionais e internacionais, são constantes e se devem ao novo modelo adotado pelo Sistema Codesul, reposicionando a instituição para que tome o seu protagonismo de visão de futuro e planejamento das cidades, que lhes são características desde a sua fundação.

Atualmente, é possível comparar o Codesul com entidades mundiais, como ONU e OEA. Afinal, o BRDE, não deixa de ser um meio para levar o desenvolvimento econômico necessário para as cidades, acompanhando os resultados positivos que os quatro estados vêm alcançando nos últimos tempos.

Os convênios e busca por parcerias preveem a melhoria continua e o aumento desses números.


(*) Wilson Quinteiro é secretário-executivo do Codesul